Menu

The Life of Cantu 223

bearplanet61's blog

Como Militares Ganharam Protagonismo Inédito No Brasil Desde A Redemocratização

Polícia Prende Homem Acusado De Dar Cursos Falsos


Era uma sexta-feira, o quinto dia da greve dos caminhoneiros. A decadência de abastecimento se agravava. Sete Macetes Para Detonar A Banca (análise Completa) de gasolina, as filas cresciam. Nos supermercados, prateleiras de produtos não perecíveis estavam vazias. Os caminhoneiros haviam rejeitado o acordo divulgado pelo governo. Foi neste clima que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou, naquela noite, que o presidente Temer entregaria a tarefa de liberar as rodovias bloqueadas às Forças Armadas. A Constituição prevê a hipótese de uma intervenção militar? Por meio de um decreto, lançando uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o governo determinava uma missão militar com atuação por todo o território nacional, coordenada pelo general Sergio Etchegoyen, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).


A partir daí, coube Como Começar A Aprender Pra Concurso Público Sozinho? , Ademir Sobrinho, chefe do Estado Superior Conjunto, dizer diariamente a população brasileira a respeito da ocorrência do abastecimento de aeroportos e serviços públicos essenciais, como saúde, segurança pública e energia. Essa tendência, que neste instante se mostrava em nomeações pra cargos estratégicos, no recurso contínuo a operações de GLO e na intervenção federal na segurança pública do Rio, ficou escancarada no decorrer da paralisação dos caminhoneiros.


Assim como é um militar o Secretário Nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, e a Funai (Fundação Nacional do Índio) chegou a ser comandada por outro, general Franklimberg Ribeiro Freitas. Especialistas ouvidos na BBC avaliam que isto ocorreu por causa características do governo Temer e ao momento por que passa a nação.



  • 5 sugestões pra fazer sua Tese de Doutorado

  • 4 Categorias em Hampster dance

  • Idade ou data de nascimento (alternativo)

  • Harvard Business School zoom_out_map

  • 3 Avaliação do Ministério da Educação (MEC)

  • 18 ago 18H22



  • Eles dizem que este protagonismo militar se intensifica à medida que a decadência do sistema político se agrava e que o governo com a pior avaliação das últimas décadas se apoia no prestígio de que gozam as Forças Armadas. Pesquisa Datafolha feita em julho de 2017 ilustrou que as Forças Armadas são a faculdade em que brasileiros depositam mais certeza no povo hoje, durante o tempo que o Congresso, a Presidência e os partidos políticos caíram em descrédito.


    O governo do presidente Temer, por sua vez, é considerado ruim ou péssimo por 70% dos brasileiros, assim como segundo o Datafolha. Ainda antes da conclusão do procedimento de impeachment de Dilma Rousseff (PT), apareceram indícios de que nos bastidores do poder se buscava envolver os militares nos rumos políticos do nação. Segundo Jucá, estava "tudo manso" e os militares iriam "garantir".



    Etchegoyen passou a ser uma das vozes mais influentes do círculo do presidente, segundo pessoas próximas a Temer. Teve papel essencial no decreto de intervenção no Rio e atuou em crises como a dos refugiados venezuelanos em Roraima e a greve dos caminhoneiros. No entanto foi a nomeação, em fevereiro de 2018, do general Joaquim Silva e Luna para o Ministério da Defesa que provocou mais reações negativas daqueles que veem como excessivo o papel concedido a militares no governo Temer. FGV ( Mais De 100 Cursos De Harvard, Gratuitos E Com Certificado ) Claudio Couto.


    Couto lembra que o governo de José Sarney (1985-1990) assim como foi marcado pela ação das Forças Armadas: "Era um governo com guarda militar", diz o pesquisador. Primeiro presidente após a ditadura, Sarney era vice de Tancredo Neves, que morreu antes de tomar posse, e era do PDS (Partido Democrático Social), herdeiro do Arena, partido que apoiava o regime ditatorial antes do seu fim. João Roberto Martins Filho, professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que se dedica há décadas a preparar-se os militares.


    No círculo de ministro mais próximos Confira 7 Sugestões Para as pessoas que Quer Atravessar No Concurso Público : , as Forças Armadas têm o entusiasmo de Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa e hoje chefe do Ministério Singular de Segurança Pública. Como ministro da Defesa, assinou, junto com Temer e os ministros Etchegoyen, Carlos Marun (Secretaria de Governo) e Torquato Jardim (Justiça), o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio.


    Foi nomeado pro cargo de interventor o general Walter Souza Braga Netto. A quantidade também colocou um militar, o general Richard Fernandez Nunes, no cargo de secretário de Segurança do Estado. O Exército, que antes dava suporte às operações conjuntas, passou sendo assim a comandar a segurança do Rio. Jungmann é defensor da transferência de recursos federais para operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que vêm sendo usadas com regularidade pra apagar incêndios na segurança pública. A quando uma GLO é expedida, o governo federal poderá, embora não seja norma, transferir recursos pra Defesa.


Go Back

Comment

Blog Search

Blog Archive

Comments

There are currently no blog comments.